ALOJAMENTO

Os SASNOVA dispõem actualmente de três residências universitárias, com um total de 456 camas, para uso dos alunos da universidade, com preferência para bolseiros portugueses e estudantes estrangeiros de programas de mobilidade.

Residências

Residência Universitária Alfredo de Sousa (180 camas)

Residência Universitária Fraústo da Silva (208 camas)

Residência Universitária do Lumiar (68 camas)

 

Funcionamento

As Residências Universitárias dos SASNOVA regem-se por um Regulamento Geral do qual constam as condições de ingresso e de utilização de equipamentos, as normas de disciplina interna e de participação dos estudantes na respectiva gestão, conservação e limpeza.

Os SASNOVA prestam acompanhamento aos alunos com deficiências físicas e sensoriais, com o objectivo de promover a sua autonomia e inclusão no contexto académico. A Residência Universitária Alfredo de Sousa e a Residência Universitária Fraústo da Silva dispõem de quartos individuais, com casa de banho privativa, equipados para estudantes portadores de deficiência.

 

Tipos de Alojamento

Alojamento Lectivo - NOVA

O Alojamento Lectivo refere-se ao alojamento de Alunos (1º ao 3º ciclo), Investigadores ou Professores da NOVA, durante o período lectivo da universidade (meados de Setembro a meados de Julho).

A prioridade na atribuição de alojamento é dada aos alunos Bolseiros dos SASNOVA e aos alunos em programas de intercâmbio (Erasmus). Apenas após a atribuição destas vagas poderá ser aberta uma fase de candidaturas a alojamento para outros alunos dos SASNOVA.

O acesso ao alojamento nestes períodos está sujeito a um processo de candidatura. Os alunos que se candidatam a bolsa de estudo devem efectuar o pedido de alojamento aquando da candidatura a bolsa no site da Direcção Geral do Ensino Superior (DGES).

No início do ano lectivo (Setembro) é efectuada uma análise prévia dos alunos bolseiros que solicitam alojamento e é publicada uma lista provisória com os alunos admitidos, após o que deve ser formalizado o pedido de alojamento conforme indicações da Divisão de Apoio ao Aluno dos SASNOVA.

A prioridade é dada alunos anteriormente alojados e a alunos candidatos de 1º ano.

Os estudantes que solicitam alojamento pela 1ª vez devem realizar uma entrevista prévia nos SASNOVA, submeter a candidatura e instruir devidamente o processo, de modo a que este possa ser analisado e publicado o resultado em tempo útil.

Os alunos bolseiros são alojados preferencialmente na Residência Alfredo de Sousa e na Residência Fraústo da Silva, de acordo com a faculdade que irão frequentar, sendo sempre atribuídos quartos duplos aos alunos do 1º ciclo.

Os alunos residentes assinam com os SASNOVA, aquando do check-in, um Contrato de Alojamento Lectivo, no qual se definem os direitos e deveres das partes.

O alojamento lectivo é atribuído pelo periodo de um ano, sendo necessário efectuar uma candidatura a cada ano lectivo.

Alojamento Temporário - Visitantes

O Alojamento Temporário corresponde ao alojamento de pessoas externas à NOVA (familiares de residentes, participantes em congressos, ou outros) em estadias curtas durante o ano lectivo, aprovadas consoante a disponibilidade de quartos, ou a estadias durante o período não lectivo (entre meados de Julho e meados de Setembro), dito Alojamento de Verão / Summer Accommodation.
 

Preçários

Residência Alfredo de Sousa

Preçário Residência Alfredo de Sousa Ano Lectivo 2017/2018

 

Residência Fraústo da Silva

Preçário Residência Fraústo da Silva Ano Lectivo 2017/2018

 

Residência do Lumiar

Preçário Residência do Lumiar Ano Lectivo 2017/2018

 

Resultados Candidaturas a Alojamento 2017/2018

Estes são os resultados das cadidaturas a Alojamento para o ano letivo 2017/2018, atualizado a 06 de Setembro de 2017.

 

Comissões de Residentes

Em cada residência está constituída uma Comissão de Residentes, que tem como função actuar como interlocutor entre o Gabinete de Alojamento e os residentes.

 

O que dizem de nós

 

alojamento@unl.pt

spinner